Instalação do driver


A instalação do driver para Windows

Ao instalar o dispositivo no computador deve também instalar os drivers ou, caso contrário, aquele não funcionará. A atualização dos drivers é geralmente mais fácil que a instalação inicial.

Consideremos a instalação de um driver no Windows Vista. A instalação será sempre muito parecida, independentemente da versão do Windows, mas é evidente que há sempre algumas diferenças a ter em atenção. Se você já sabe como instalar o driver nas outras versões, então não terá nenhum problema com Windows Vista. O processo é precisamente o mesmo. A única diferença é que em caso de UAC (User Account Control) activo você terá que confirmar a instalação do driver umas quantas vezes.

Além disso, convém não esquecer que não deve usar nunca os drivers em outros sistemas operativos ou versões do Windows que não aqueles para os quais eles se destinam. Por exemplo, drivers do Windows XP não funcionarão no Windows Vista. Antes de baixar qualquer driver especifique o nome e tipo do seu dispositivo e a versão do sistema operativo.
Regra geral, o Windows simplesmente não o deixará instalar a versão errada do driver. E é preciso que assim seja.
Além disso, existem drivers assinados digitalmente, cujos fabricantes são autorizados pelo Windows, e drivers não assinados, desenvolvidos por outros profissionais. Você pode usá-los por sua conta e risco, no então não recomendamos fazê-lo. Além disso, evite instalar as versões alfa e beta, ou seja, aqueles drivers ainda não plenamente testados, que podem ser instáveis ou causar avaria no dispositivo. Use sempre as versões aprovadas e assinadas digitalmente pelos fornecedores.

Existem várias opções para a instalação do driver.
A mais freqüente é receber o CD-ROM ou a disquete com os drivers ao comprar o dispositivo.
Basta-lhe carregá-los no seu computador e seguir as instruções. Normalmente os drivers se instalam automaticamente.
Por vezes acontece o disco conter somente arquivos executáveis em formato .exe. Se você tem antivírus verifique obrigatoriamente os drivers antes de os instalar.
De igual modo pode verificar todos os drivers no disco.
A opção seguinte também é fácil. Tudo que tem que fazer é seleccionar a opção (o sistema operacional) correspondente ao nome do ficheiros e clicar nele. Em seguida basta seguir as instruções. O driver será instalado correctamente se você responder às perguntas que vão surgindo durante a instalação..
O sistema pedir-lhe-á quase sempre que reinicie o computador após a instalação do driver, depois do que poderá começar a usar normalmente o novo dispositivo instalado.

Uma outra opção possível de instalação de um driver é a instalação manual. Esta operação é um pouco mais difícil mas você conseguirá dar conta do recado. Primeiro terá que o gravar numa pasta qualquer no seu computador ou desktop. Em seguida basta seguir as instruções simples:
Primeiro, vá para “Gerenciador dos Dispositivos”. Se não sabe como chegar lá clique em “Iniciar” e entre no “Painel de Controle”. Uma vez aberta a janela, escolha “Sistema” e aí encontrará o “Gerenciador de Dispositivos”. Em outras versões do Windows pode encontrá–lo de maneira similar.
Outra opção, em vez de seguir as instruções em cima indicadas, é clicar em “Iniciar”, depois em “Executar” e por fim digite “devmgmt.msc”. Você vai ver imediatamente o “Gerenciador de Dispositivos”.
Em seguida temos o mais importante: o “Gerenciador de Dispositivos” mostrar-lhe-á todos os dispositivos do computador. Para ver as propriedades de um dispositivo em concreto clique duas vezes nele. Para actualizar o driver clique duas vezes no dispositivo necessário. Para instalar o driver de um novo dispositivo clique sobre o correspondente dispositivo com o ponto de interrogação e em seguida escolha “Update”. O Windows irá sugerir-lhe a busca automática ou via Internet. Clique em “Não, obrigado”. Em seguida, clique em “Avançar”. Como resultado o Windows perguntará se quer “utilizar o disco” e abrirá uma janela com as pastas do seu computador. Seleccione a pasta onde guardou o driver ou então o CD-ROM que veio juntamente com o dispositivo e a versão necessária do driver.
Em seguida confirme a instalação do driver e reinicie o sistema.
Depois de reiniciado o computador, o dispositivo estará pronto a funcionar.
Parabéns. Isso significa que actualizou com sucesso o seu driver.